segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Receita da Mãe: Tagliatelli com camarão e molho de tomate

Como o feedback das receitas anteriores até foi mais positivo do que esperava, optei por ir ter com quem realmente percebe da coisa: A minha Mãe.

Não temos aquelas relações super-afectivas em que cozinhamos em conjunto e rimos imenso e em slow-motion numa cozinha perfeita, daquelas todas branquinhas e não sei quê.Pelo contrário, até nos damos bastante mal a maior parte do tempo, MAS ela cozinha muito bem, portanto não convém mantê-la afastada muito tempo.

Fui ter com ela, armado com máquina fotográfica e tudo e o que ela ia fazer?

Tagliatelli com camarão e molho de tomate (ou tomatada). Eu quando oiço a palavra camarão, pode até ser com sola de sapato que eu vou querer. Mas neste caso é só um dos pratos preferidos que ela faz.

É uma preocupação recorrente de quem cozinha bem, partilhar os "segredos", mas neste caso acho que os dela são mesmo a paciência e as mãos que fazem a diferença, porque eu sei como se faz tudo  e nunca fica igual. Nunca, porra.

E agora o que interessa:


Ingredientes:

(para 4 pessoas)


  • 1 cabeça de alhos (não é dente, é cabeça)
  • 2 cebolas grandes
  • 5 tomates maduros
  • 12 novelos de tagliatelli (fazendo a conta de 3/pessoa)
  • 1/2 quilo de camarão congelado
  • coentros qb





Preparação:

➔ Fazer um refogado com as cebolas e alhos picadinhos. Quando estiverem ligeiramente alourados, juntar os tomates. Ir mexendo de vez em quando para não pegar.

➔ Enquanto isso, cozer os camarões em água com sal. Depois de cozidos, guardar a água dos mesmos. Desacascar e corta-los em 3 (para ser mais rentável).

➔ Quando a tomatada estiver com aspecto consistente (uns 20 min se tanto), juntar o tagliatelli e deixar cozer nessa mistura.

➔ Ir juntando a água dos camarões aos poucos até tapar a massa. Deixar cozer a massa (mais 10 minutos aproximadamente) e deixar o molho de tomate com a consistência que preferirem.
Mais fininho, metam mais água dos camarões. Mais grosso, deixem a água evaporar.

Lógico, eu sei. Mas isto pode ser lido por pessoas que não sabem cortar uma fatia de pão, então tem de ser bem explicado.

➔ Depois da massa cozida, juntar o camarão cortado (opcional) e picar coentros e há de ficar qualquer coisa assim do género desta foto.

Bons cozinhanços continuem a dar feedback!






Sem comentários:

Enviar um comentário